VARIZES E GRAVIDEZ

Gravidez é o período especial e esperado por todas as mulheres , porém o período gestacional pode agravar o aparecimento de varizes . Segundo estudos , de 20 a 30 % das mulheres na gestação podem desenvolver ou , se já tinham varizes antes, podem piorar . Isto ocorre principalmente por motivos como :

- O aumento dos hormônios , como a progesterona , importante na gestação causam um relaxamento da parede das veias, fazendo com que elas aumentem de tamanho e dilatem de forma anormal .

- O aumento do útero durante a gravidez causa uma pressão maior nas veias das pernas, dificultando assim o retorno do sangue ao coração .

- A mudança da consistência do sangue , pode favorecer a formação de coágulos.

A mulher passa a apresentar sintomas como inchaço , dores nas pernas, cãimbras principalmente ao final do dia, ocasionado principalmente por ficar muito tempo em pé ou sentada na mesma posição . Em alguns casos pode ocorrer a formação de coágulos na perna ocasionando trombose , ou inflamação das paredes das veias conhecidos como tromboflebite.

A prevenção do aparecimento ou piora das varizes na gestação é o melhor remédio. Exercícios programados , caminhadas de pequenas distâncias, evitar o ganho de peso excessivo , e até o uso de meias medicinais auxiliam a não piora do quadro . Procure um vascular até mesmo antes de engravidar para receber as orientações.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Responsável Técnico :

Dr Daniel Coutinho de Souza 

Cirurgião Vascular 

CRMMT 6083/RQE 3155