PERGUNTAS E REPOSTAS : VARIZES


Em torno de 70% da população em algum momento da vida , apresentará os indesejáveis vasinhos de perna , ou em alguns casos até casos mais avançados , em que há inchaço das pernas , dor , sensação de peso podendo até aparecer feridas. Por isso vamos esclarecer principais dúvidas dos nossos clientes que nos procuram em consultório.

1- O que são as varizes? As varizes são veias dilatadas e tortuosas, normalmente nas pernas, com sangue acumulado de maneira irregular. Além de deixar as pernas feias, podem causar dor e inchaço. As veias ficam dilatadas porque as válvulas que levam o sangue ao coração não funcionam corretamente, retendo e acumulando sangue, e causando consequentemente o alargamento da veia.

2- Quais são as causas das varizes? Os dois principais fatores são hereditariedade e o envelhecimento das veias. Há pessoas que já nascem com válvulas defeituosas, e acabam tendo varizes com o passar dos anos. Mas outros fatores podem influenciar no aparecimento de varizes: uso de pílula anticoncepcional, vida sedentária, obesidade e ficar muito tempo na mesma posição – trabalhar apenas em pé ou todo o tempo sentado, por exemplo.

3-Varizes é somente um problema estético?

A partir do momento em que passa a causar sintomas, como inchaço, dor, cãibras, sensação de peso, cansaço vespertino em membros inferiores, hiperpigmentação (manchas), dermatite ou eczema (coceira e descamação) deixa de ser um problema somente estético. Mas o problema estético também pode ser tratado.

4-Qual é o melhor tratamento para varizes?

Varizes podem ser tratadas e controladas , mas não são curáveis definitivamente. Podem ser corrigidas com cirurgia através de laser ou retirada dos vasos maiores com agulhas especiais, além da escleroterapia, que é a secagem das varizes podendo ser associada ao laser transdérmico , ou ainda espuma para pacientes que não podem operar ou tem medo da cirurgia . Quem pode indicar a melhor opção de tratamento é o médico vascular , que analisa caso a caso.

5- A cirurgia de varizes é um procedimento seguro?

Sim, entretanto, como qualquer outra cirurgia possue riscos e possíveis complicações, por isso só podem ser oferecidas como solução quando esses riscos são minimizados. Atualmente , o tratamento das varizes evoluiu muito nos últimos anos, com surgimento principalmente do endolaser e laser transdérmico. A técnica tradicional do tratamento das varizes funciona, por isso a evolução das técnicas minimamente invasivas devem oferecer segurança maior, recuperação mais rápida, menos dor no pós operatório, período menor de internação e repouso e também menos complicações.

6- Como é o pós-operatório da cirurgia de varizes?

Na cirurgia tradicional, ocorrem hematomas que é considerado evento normal e de resolução lenta porém expontânea. O pós operatório pode variar de acordo com a técnica utilizada , gravidade da doença, mas basicamente, na grande maioria dos casos o a cirurgia é realizada em regime de day hospital, ou seja, alta hospitalar no mesmo dia ou dia seguinte, se não houver intercorrências.O enfaixamento realizado na cirurgia deve ser retirado no dia seguinte, e normalmente colocam-se meias e realizam-se drenagens linfáticas para melhora durante o pós operatório.

7- As varizes podem voltar depois de uma cirurgia?

As veias que foram tratadas não voltam mais, mas varizes não são curadas definitivamente. Quando é feita a cirurgia a pele pode ficar perfeita, lisinha, mas durante a vida, outras varizes podem surgir.

8- Varizes são mais comuns em mulheres do que homens ?

Antes de mais nada as mulheres se vestem com as pernas de fora e não apresentam pelos, portanto qualquer veia tortuosa aparece muito mais nelas. Em segundo lugar as mulheres são mais preocupadas com a saúde e com a estética. A prevalencia varia com a população estudada, de modo que ao avaliar a população que procura o médico o resultado é diferente de avaliar a população geral.

9- Varizes passa de pais para filhos?

VERDADE , na maioria dos casos varizes são hereditárias, são as chamadas varizes primárias. É claro que nem todos desenvolverão a os problemas da falha da musculatura da panturrilha, como dor nas pernas, inchaço/edema, coceira, eczema de estase, dermatite ocre (escurecimento da pele ), lipodermatoesclerose (endurecimento da pele e subcutâneo), varicorragia (sangramento pelas varizes), úlceras venosas e varizes.

10 - As veias queimadas ou retiradas em cirurgia de varizes não fazem falta para o corpo?

Não fazem falta, porque quando chega ao ponto delas serem retiradas, elas já não são mais funcionais. Antes de decidir pelo procedimento o médico avalia caso a caso.

Dr Daniel Coutinho de Souza

Cirurgião Vascular

CRM-MT 6083 / RQE 3155

Formado pela Universidade Federal do Mato Grosso

Residência em Cirurgia Geral no Hospital Universitário Júlio Muller da Universidade Federal do Mato Grosso

Residência em Cirurgia Vascular pela Sociedade Beneficente Santa Casa de Campo Grande

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Responsável Técnico :

Dr Daniel Coutinho de Souza 

Cirurgião Vascular 

CRMMT 6083/RQE 3155